CSP-Conlutas emite Nota de Repúdio à ataques contra a presidente da ADUFPI

A Comissão Executiva Estadual da CSP Conlutas-PI repudia os ataques contra a presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), Profª. Drª. Marli Clementino, desferidos por parte do colunista do portal GP1, Herbert Sousa, na matéria veiculada no dia 09.12, sob o título “Presidente da Adufpi desrespeita comunidade acadêmica da UFPI”. Com uma notícia maldosa, o jornalista tenta desqualificar a luta da comunidade universitária ufipiana em defesa da democracia e da autonomia universitária.
É importante evidenciar que o jornalista, de forma errônea, coloca-se contra as regras definidas pelo Conselho Universitário da UFPI para realização da consulta para reitor. Chega a afirmar que Marli “gerou tumulto” na UFPI, ao divulgar os outdoors com a frase “Reitor eleito, reitor empossado!”. Esta é uma das reivindicações históricas da categoria docente, dos discentes e dos técnicos administrativos das universidades brasileiras.
Muitas universidades do país estão passando por processos de escolha dos reitores e Bolsonaro, aproveitando-se das regras antidemocráticas ainda impostas pela ditadura, mas mantidas por todos os governos, está indicando reitores alinhados à sua política. Visa o desmonte das universidades públicas e garantir seu funcionamento em meio à pandemia.
Repudiamos os ataques desferidos à camarada Marli por parte do supracitado jornalista. Como representante da categoria, a presidente da ADUFPI, coerentemente, encaminha as decisões da base como a campanha que o colunista tenta desqualificar. Por isso, nos colocamos ao lado de toda a comunidade ufipiana na luta por uma Universidade Pública Gratuita, Democrática, Laica, Autônoma e de Qualidade e declaramos publicamente nossa solidariedade à Marli.
CSP-Conlutas-PI
Teresina, 10/12/2020