Docentes da UESPI aprovam prorrogação do mandato da atual gestão e realização de eleições virtuais

 

Em Assembleia Geral, realizada no dia 20/08/2020 e que reuniu mais de 60 professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a categoria docente aprovou a prorrogação do mandato da atual gestão da Coordenação Estadual e Regional da ADCESP por 90 dias, prorrogável por mais 90 dias. Além disso, foi aprovada a realização de eleições virtuais e elaboração de uma novo regimento e calendário eleitoral.

 

A Assembleia iniciou as 15 horas com informes gerais da categoria e aprovação da Ata da Assembleia anterior. Em seguida, as professoras Rosângela Assunção e Janete Brito, falaram acerca da necessidade de prorrogação do mandato, diante da atual situação de crise e das medidas de distanciamento social. “Não era nossa vontade adiar o mandato por mais tempo, mas infelizmente nessa situação, não há outro alternativa. Essa também é uma orientação do nosso sindicato nacional”, afirma Rosângela Assunção.

 

Após o debate, a categoria aprovou a ampliação do mandato. Em seguida, o debate seguiu sobre a necessidade de se realizar o processo eleitoral, mesmo que seja de modo virtual. Nesse sentido, a Assembleia autorizou a Comissão Eleitoral a proceder com eleição virtual da Coordenação Estadual e Regional da ADCESP, para o próximo biênio.

A Assembleia autorizou ainda a elaboração de um novo regimento, com eleições virtuais e reformulação do calendário eleitoral para as eleições da ADCESP. Por fim, o debate se deu acerca da possibilidade ou não de reabertura das inscrições de novas chapas. A Professora Janete Brito explicou as implicações dessa decisão, uma vez que todo o processo precisaria ser reiniciado, desde a composição da comissão eleitoral até a formulação de um novo edital e regimento.

Diante disso, a categoria decidiu retomar o processo de onde parou, autorizando a Comissão Eleitoral a elaborar um novo regimento e calendário eleitoral, mas sem a possibilidade de inscrição de novas chapas. Nesse sentido, as eleições devem acontecer com a única chapa inscrita no processo.

 

Resolução sobre Aulas Remotas

Na última pauta a categoria debateu acerca da possibilidade de início das aulas remotas, a partir da decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da UESPI, que aprovou a Resolução 20/2020, que regulariza e disciplina o ensino remoto na universidade. Além das diretrizes que tratam sobre o ensino remoto, foi aprovado na Resolução que a UESPI irá iniciar o semestre pelo Período Especial Curricular (PEC) e, logo após, iniciar o período de ensino regular 2020.1.

Os professores debateram acerca da necessidade de melhoramento da resolução, no sentido de garantir condições mínimas de trabalho para os docentes e de estudo para os discentes. Foi encaminhado a necessidade de uma reunião com a Reitoria, para entender melhor a Resolução e identificar pontos que precisam ser melhorados.

A reunião deve acontecer nesta quarta-feira, 26/08, às 15h, de modo remoto.